A Junta de Freguesia de Beirã, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, com o apoio do “Marvão á Vista” e Município de Marvão desenvolveu um projeto chamado "Urban Art Beirã", com o intuito de preservar as memórias do caminho-de-ferro, nesta freguesia e no concelho de Marvão.
O projeto teve inicio á cerca de um ano atrás, foram várias as fazes até que o mural ganha-se vida, vida dada por uma turma do curso de Desing e Comunicação da ESTG de Portalegre que por diversas vezes se deslocou á Beirã, com o objetivo de ouvirem a opinião das pessoas da freguesia, houve uma grande envolvência da população que participou ativamente neste projeto, quando perguntaram ás pessoas o que gostariam de ver retratado naquelas paredes, o tema incondicionalmente foi o Caminho de ferro, pela sua importância na vida desta freguesia, eu sei que não devemos ficar agarrados ao passado, mas também sei que o passado é algo que devemos respeitar, e foi nesse sentido que nasceu a pintura de um mural alusivo ao caminho-de-ferro, numa habitação que se encontrava devoluta, no centro da Beirã. Este será um mural representativo da história da linha férrea e dos comboios que tanto marcou a história desta terra e da sua população.
Trata-se de um veiculo de comunicação urbana, de passar uma mensagem clara e objetiva, é uma forma de projetar a nossa identidade....quisemos também trazer a arte para a rua para que todos possam ver... apreciar….comentar….e colorir com arte a nossa região.
Pretendemos também que seja mais uma atração turística para o Alentejo, Marvão e mais concretamente para a Freguesia de Beirã.
No Mural vimos retratado o contrabando, a entrada e saída de passageiros da estação de Marvão-Beirã, representando as várias gerações, o comboio e a passagem de Linda de Suza (Filme a Mala de Cartão) pela Beirã.
Os alunos vencedores foram: Ana Luísa Pegacha, Catarina Silva, Christopher Robert e Pedro Firmino.
Ver mais fotos:
.